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Vejo na prática do dia-a-dia que uma das maiores dificuldades da mamães é a luta contra o sono na hora do bebê dormir. Porque as perguntas que mais me fazem, geralmente são:

 

 

Dá pra ver que são perguntas muito parecidas e todas se referem a mesma questão a briga na hora de dormir, não é mesmo?

Se você também tem essas dúvidas leia até o final porque você entenderá direitinho porque isso acontece e como evitar e mudar essa situação.

 

Sem tempo para ler? Então ouça o texto aqui

 

Agora, vamos então as respostas?

Porque o bebê chora na hora de dormir?

 

O choro é a forma de comunicação do bebê, por isso existem várias razões e tipos de choro.

Mas se tratando do choro na hora de dormir, existem 3 motivos principais:

  • Hiperestimulação
  • Efeito Vulcânico
  • Medo da Separação

 

1. A hiperestimulação acontece quando já passou da hora de dormir. Como eu sempre falo para minhas alunas da consultoria do sono “bebê com sono não dorme, luta contra o sono”.

Então o que fazer quando o bebê luta contra o sono?

 

O segredo para evitar essa briga na hora de dormir é colocar o bebê para dormir ANTES que ele esteja com muito sono.

 

Por isso é importante OBSERVAR seu bebê e estar atenta aos primeiros sinais de sono ou se você ainda tem dificuldade de identificar esses sinais, usar como parâmetro a janela de sono dele e favorecer o adormecer uns 20 a 15 minutos antes.

 

Mas atenção!

Não estou falando para você sair correndo atrás de tabelas prontas de janela do sono na internet. Lembre-se que seu bebê é um ser único e você precisa identificar a janela de sono DELE.

 

Por isso sempre recomendo ANOTAR por uns dias os horários e durações das sonecas para identificar algum padrão de intervalo entre elas, porque o tempo que o bebê consegue ficar acordado e bem-disposto será a janela de sono ideal.

 

Para facilitar:

Se o bebê dorme depois de 1h30 acordado sem muito choro e dorme rápido e na soneca seguinte você viu que se passaram 2h para ele voltar a dormir, mas dessa vez teve mais choro e mais demora para adormecer, significa que 2h é um tempo muito longo, então quando estiver próximo de 1h30 é bom você já iniciar um processo que chamo de DESACELERAÇÃO.

Mas como desacelerar o bebê para dormir?

 

Bom, o segredo aqui nada mais é que oferecer um momento mais tranquilo, sem estímulos, que ajude o bebê a relaxar e se preparar para adormecer.

E é nesse momento que o chamado ritual para soneca se encaixa perfeitamente

 

O ritual para o bebê dormir é uma ferramenta excelente e eficaz para facilitar o adormecer e acabar com a briga na hora de dormir.

Se você ainda não adotou um ritual não deixe de ler o post:

Como fazer o bebê dormir – Entenda o ritual do sono

 

 

2. O efeito vulcânico é outro grande motivo de choro intenso na hora de dormir.

Acontece geralmente no final da tarde ou início da noite e antecede o sono noturno.

Por ser tão intenso muitas vezes é confundido com cólicas.

Sabe aquela cólica com hora marcada? Todos os dias entre 18h e 20h ou até 22h?

Na maioria das vezes NÃO É CÓLICA!

 

É o efeito vulcânico causado pela privação de sono, no bebê que não fez boas sonecas ao longo do dia.

 

“Desconfie quando o seu bebê tiver cólicas que não passam com massagens e medicamentos receitados pelo pediatra. Vejo mães que já trocaram de medicamentos, pediram novas receitas aos médicos, testaram várias marcas, sem resultados. E após ajustar a rotina e melhorar o sono do bebê as tais cólicas sumiram em um passe de mágica!”

Mas como evitar o efeito vulcânico?

 

Não existe nenhuma medicação que evite o efeito vulcânico. A maneira de evitar que isso aconteça é manter uma rotina ajustada para o seu bebê.

Onde todas as necessidades sejam supridas ao longo do dia e garantir boas sonecas.

O sono diurno de qualidade é fundamental para evitar a exaustão, reduzir a pressão do sono e evitar o efeito do excesso de cortisol, que é o fator principal da dificuldade para fazer o bebê dormir

 

3. A angústia de separação também conhecida como ansiedade de separação é outro motivo de choro e briga para dormir.

 

Costuma acontecer a partir os 6 meses de vida do bebê e pode se intensificar ainda mais após os 9 meses.

Porque é a fase em que ele começa a aprender a distância entre as coisas, percebe que ele e mamãe são seres separados e que ela pode se afastar dele e sumir.

Surge então um medo de abandono em cada separação e o sono é um grande momento de separação.

Por isso é compreensível que o bebê não queira dormir para não se separar da mãe.

Mas como amenizar a angústia de separação na hora de dormir?

 

Existem algumas boas práticas para minimizar o efeito da angustia de separação, mas isso é assunto para outro post.

Aqui vou explicar o que fazer na hora de dormir.

A dica de ouro é passar segurança para o bebê e você consegue isso incluindo um momento de alta conexão no ritual do sono

 

Inclua um momento de colo, contato pele a pele ou amamentar, mesmo que seja só pra fazer a sucção não-nutritiva, o famoso “chupetar”.

Ficar ao lado do seu bebê com pequeno contato físico (como colocar a mão na barriguinha) até adormecer também é uma ótima opção.

O que fazer com o bebê que chora na hora de dormir?

 

A resposta aqui não poderia ser outra.

Facilitar o momento do adormecer, porque na prática o que ajuda o bebê dormir é ter uma rotina ajustada para evitar a hiperestimulação e o efeito vulcânico.

Além disso é importante proporcionar um ambiente favorável ao sono e um ritual relaxante com um momento de conexão entre mamãe e bebê

 

Agora você deve estar pensando:

Ok, mas se já estou com o bebê chorando e preciso fazê-lo dormir agora, como proceder?

Então vamos a resposta da nossa terceira pergunta.

Como fazer a criança parar de chorar e dormir?

Investir em técnicas de relaxamento e alta conexão. Sempre sugiro usar o método canguru ou técnicas de exterogestação

 

Algumas sugestões que funcionam muito bem para acalmar o bebê são os banhos:

  • De balde (ofurô) com chá de camomila
  • De espuma no balde
  • Humanizado no Balde
  • De chuveiro

 

Quer aprender como fazer esses banhos?

Assista à 1 aula grátis do meu curso Método ABCD do Sono clicando abaixo:

 

 

Já o Método Canguru para acalmar o bebê você faz da seguinte maneira:

 

  • Procure um ambiente tranquilo, com pouca luz e sem barulhos, longe de outras pessoas. Fique só você e o bebê
  • Promova o contato pele a pele. Então tire a parte de cima da roupa e deixe (se possível) o bebê somente de fralda.
  • Caminhe cantando uma musica suave ou somente fazendo o shhhh. A voz da mãe acalma o bebê e o caminhar oferece o balanço que ele estava acostumado no útero o que ajuda a relaxar.
  • Amamente se o bebê aceitar
  • Usar o sling nesse processo é uma ótima opção.

 

O melhor é que essas medidas podem ser adotadas desde os primeiros dias de vida do bebê e se seguidas em conjunto com a higiene do sono podem garantir noites tranquilas de sono para toda a família desde a maternidade.

 

Se você está gestante e quer aprender desde já como auxiliar o seu bebê recém-nascido a adormecer tranquilamente clique aqui

 

E aí gostou das dicas do post? Então deixe seu comentário e inscreva-se na minha newsletter para não perder nenhum conteúdo e receba grátis o E-book Sono e Apego

 

Grande abraço,

Shirlei Ribeiro

Consultora Materno_infantil e Educadora Integrativa do Sono

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2 comentários

  1. Ameeeei vou colocar em prática o ritual do sono.

    Eu só tenho difículdade em ter paciência, pelo falto de eu está tão exausta e por isso que minha filha não dorme bem

  2. Oi lindona! Que bom te ver por aqui. Aplica o ritual relaxante, coma bebe mais relaxada respira fundo e se aclama tb que facilita muito e dia a dia vai ficando cada vez mais fácil. Abraço

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