Pular para o conteúdo
Home » Como fazer o bebê dormir? Entenda o ritual do sono

Como fazer o bebê dormir? Entenda o ritual do sono

Como fazer o bebê dormir é uma dificuldade muito comum e um dos motivos principais da exaustão materna nos primeiros dias do puerpério.

 

Por isso é natural que as mamães busquem uma maneira de fazer o bebê dormir rápido e muitas procuram a solução em algum medicamento para bebê dormir ou algum chá para bebe dormir bem a noite.

 

Mas existem maneiras naturais, saudáveis e que só dependem de algumas atitudes e mudanças de comportamento para que o momento de adormecer aconteça naturalmente sem choro, luta para dormir ou briga contra o sono.

 

São os chamados rituais do sono.

 

Mas, o que é o ritual do sono e como funciona?

 

O ritual do sono é uma sequencia de pequenos passos repetidos diariamente na mesma ordem e que sinalizam para o bebê que está chegando a hora de dormir.

Mas para que funcione e sirva de indutor ao sono precisa cumprir 3 objetivos principais:

 

  • Previsibilidade

  • Relaxamento

  • Conexão

 

Vamos falar sobre cada um deles .

 

1) PREVISIBILIDADE:

 

É repetir consistentemente, todos os dias e na mesma ordem.

Não precisa ser, sempre exatamente nos mesmos horários, principalmente em se tratando das sonecas.

Mas precisa seguir a mesma sequência porque é isso que passará segurança para o seu bebê.

 

 

É como sempre digo para minhas alunas da consultoria do sono:

 

“Nosso cérebro gosta de previsibilidade. O inesperado nos deixa ansiosos e tensos. Basta lembrar de algumas situações onde temos uma atividade desconhecida no dia seguinte, como primeiro dia de aula, primeiro dia no trabalho novo, uma prova ou mesmo exame de carro… Não é difícil dormir na noite anterior? Para o bebê funciona da mesma maneira, mas para ele TUDO é novo aqui no mundo fora do útero. Então a previsibilidade do ritual do sono dará a segurança e tranquilidade tão necessária para o adormecer“.

 

2) RELAXAMENTO:

 

É outro fator fundamental para adormecer. Imagine chegar em casa depois de um dia de trabalho, pegar trânsito, ouvir muito barulho de buzinas, deitar na cama e dormir em cinco minutos…

A grande maioria de nós não conseguiria, não é mesmo?

 

Geralmente, precisamos:

 

  • tirar as roupas do dia
  • tomar um banho
  • comer alguma coisa
  • colocar um pijama ou camisola confortável.
  • Reduzir as luzes e deitar no nosso travesseiro com um bom edredom
  • Ligar o ventilador ou ar condicionado
  • Ficar alguns minutos quietas até conseguir adormecer.

 

E esse é um ritual de sono que muitos adultos fazem diariamente sem perceber.

 

O bebê também precisa de uma sequência de atividades que o ajude a relaxar dos estímulos do dia a dia.

 

Afinal, ele passou em vários colos muitas vezes, ouviu barulhos que não entendia, foi exposto a variação de ambientes e precisa de um momento de desaceleração para conseguir adormecer.

 

Uma das maiores dificuldades para o bebê dormir na hora da soneca é justamente a falta de um ritual relaxante.

 

Na prática do dia-a-dia vejo muitas mamães que querem fazer o bebê dormir durante o dia da seguinte maneira:  esperam o bebê ficar irritado, coçando os olhos, pegam o bebê com a mesma roupa e no mesmo ambiente que estava, ficam balançando de um lado para o outro e esperam que ele durma em 5 minutos. Isso não funciona!

 

3) CONEXÃO:

 

É um fator que muitas vezes passa desapercebido, mas que é fundamental. Vejo uma enorme ansiedade para o bebê aprender a dormir sozinho.

Existem até técnicas de treinamento de sono para o bebê aprender a dormir sozinho mais cedo. Mas, tenho que lhe dizer que o ensinar o bebê a dormir sozinho nada mais é que um grande mito.

 

 

Dormir é uma necessidade fisiológica do nosso corpo. Assim como fazer cocô ou xixi. Seu bebê já dormia enquanto ainda estava na barriga da mamãe. Então pense bem! Você acha que precisa ensiná-lo a fazer algo que ele já nasceu fazendo? Por acaso precisou ensiná-lo a fazer cocô e xixi?

 

O que precisa realmente ser feito é auxiliar o bebê a relaxar para dormir e guia-lo no aprendizado da autonomia para adormecer.

 

Porque assim como nós precisamos ficar alguns minutos quietos até finalmente dormir ele também precisa se habituar a ficar esse momentinho aguardando o adormecer.

 

Mas o que acontece é que até os 5 anos a criança não tem a capacidade de se autorregular e buscar essa tranquilidade e relaxamento sozinha.

 

Então para alcançar o relaxamento pré-sono ela precisa utilizar um mecanismo dado pela própria natureza chamado de corregulação que acontece com o auxilio dos neurônios espelhos.

 

Mas, para isso:

 

O bebê precisa da presença de um adulto que esteja tranquilo para que seus neurônios “espelhem”, ou seja, literalmente copiem aquele estado emocional e aí sim possa adormecer

 

É por isso que as vezes a mãe cansada ou agitada fica tentando fazer o bebê dormir por um longo tempo e quando outra pessoa pega como a vovó (por exemplo) o bebê dorme rapidamente.

 

NÃO É MÁGICA DA VOVÓ!

 

É porque ela estava mais descansada e tranquila e a corregulação com ela acalmou o bebê, ajudando-o a relaxar e adormecer.

 

Imagino que agora você esteja se perguntando:

 

Então, como fazer o bebê dormir sozinho no berço?

 

A forma mais saudável e natural de auxiliar o seu a conseguir desenvolver a autonomia para adormecer sozinho é incluindo uma porção de conexão mamãe-bebê, preferencialmente da alta conexão.

 

Isso pode ser um colinho sentada, com pequenas batidas no bumbum enquanto canta uma musica suave ou faz somente um shhh no ouvido. A voz da mãe é um calmante natural para o bebê dormir.

 

Outra maneira é amamentar. Mesmo que seja somente uma pequena mamada, a chamada sucção não-nutritiva,  conhecida mais popularmente como chupetar.

 

A sucção no seio materno libera a ocitocina (o hormônio do amor) que ajuda a ativar a liberação de outras substâncias como serotonina e dopamina, substâncias que induzem o bem-estar e relaxamento.

 

Então aqui vai o grande segredo para a pergunta:

O que fazer para o bebê dormir no berço?

 

  • amamentar o bebê
  • quando ele estiver “chupetando” devagar, retirar o seio gentilmente
  • embalar ainda uns minutos no colo, na vertical, para que arrote ou até que dê um intervalo de 15 minutos para evitar a regurgitação
  • enquanto isso dê leve batidinhas no bumbum e faça o shhhh
  • coloque então no berço SEMPRE de barriga para cima
  • mantenha uma mão sobre a barriga e diga uma frase que passe segurança (sempre a mesma)
  • a frase pode ser algo como: “É hora da Manu* dormir. A mamãe te ama e está aqui. Pode dormir tranquila
  • permaneça parada ao lado do bebê com esse contato físico até que durma

 

*Manu, nesse exemplo é o modo carinhoso que a mamãe já costuma chamar seu bebê

 

Essa é uma boa maneira de finalizar um ritual do sono, mas lembre-se que um bom ritual do sono além da conexão deve ter previsibilidade e relaxamento.

Por isso é importante incluir alguns outros ingredientes antes.

 

Como fazer o ritual do sono do bebê?

 

Um bom ritual deve ser consistente.

Então é importante que seja curto e fácil de ser repetido diariamente.

E deve ser adequado ao horário e ao ambiente.

Por isso geralmente sugiro 2 modelos de rituais:

 

1) RITUAL PARA SONECA

  • retirar o bebê do ambiente que estava, dar um pequeno passeio no colo pela casa. Pode ser para ver uma janela, ir até a varanda ou garagem e retornar caminhando devagar, cantando uma musica suave até o quarto
  • fechar as cortinas
  • ligar o ruído branco
  • mini mamada e embalo no colo até ficar sonolento
  • colocar no berço e manter contato físico até o bebê dormir, repetindo a cada movimento a frase da hora de dormir

2) RITUAL DE SONO NOTURNO

  • banho relaxante
  • colocar pijama
  • fechar as cortinas
  • ligar o ruido branco
  • mini mamada e embalo sentada até ficar bem sonolento
  • colocar no berço e manter contato físico até dormir, repetindo a frase da hora de dormir a cada movimento ou intercalando com pequenos movimentos na barriguinha e o shhhh
Perceba que são poucos passos, em média 5 a 6 passos no máximo.
Essas são apenas sugestões.
Lembre-se que:
Cada bebê é único, por isso veja o que funciona com seu bebê.
Se, seu bebê relaxa com massagem, você pode incluir uma massagem antes de colocar o pijama.
O uso do pijama é um ponto muitas vezes negligenciado, mas que tem uma função importante de sinalizar o sono noturno porque o bebê consegue perceber a diferença do tecido, sentir que aquela roupa é mais leve e confortável o que também favorece o adormecer

Já se o seu bebê chora muito e fica agitado na hora do banho, retire esse passo do ritual e dê o banho em outro horário.

Mas, antes teste outras formas de dar o banho relaxante.

 

No meu curso Método ABCD do Sono tenho um módulo só de dicas práticas e vou liberar uma das aulas grátis para você aprender 5 formas diferentes de dar o banho para o bebê dormir.

 

Basta clicar abaixo:

 

 

O ritual do sono é uma ferramenta muito útil para fazer o bebê dormir rápido, mas existem outros ingredientes para acabar com a briga na hora de dormir.
Eu falo mais sobre isso, no post:

E aí? Gostou das dicas?

 

Ainda tem alguma dúvida?

Deixe aí nos comentários e se inscreva na minha newsletter para receber gratuitamente o E-book Sono e Apego e não perder nenhum post.

 

Semanalmente tem conteúdo fresquinho para ajudar você a melhorar a rotina e garantir noites de sono tranquilas para seu bebê e toda a família

 

Um grande abraço,

Shirlei Ribeiro

Consultora Materno-Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: